domingo, 13 de novembro de 2011

Justiça?

Sempre refleti muito sobre a vida. Na realidade eu penso muito, até de mais. Cheguei a uma conclusão com a qual você pode até discordar, mas vai ser obrigado a admitir que tem ao menos um sentido: A vida não é justa, ou melhor. Deixe-me consertar isso. Em relação a vida não se pode usar a palavra justiça ou injustiça. Exatamente. O que acontece acontece. Acabou. Nada vai penalizar quem eventualmente errou ou vai gratificar quem fez o bem.



Primeiro vou usar um exemplo que já retalha qualquer negação ao que eu estou dizendo. Crianças na África morrem de fome enquanto cães em países desenvolvidos vão à terapeutas. Pronto. Quem me falar que isso não é um argumento irrefutável vai precisar comentar o post e me convencer do contrário, o que eu acho um pouco complicado.



Isso é justiça? Não. É injustiça? Também não! O dono do cachorro está utilizando do seu direito como honesto cidadão de seu país para oferecer agrado a seu, muitas vezes, melhor ou até único amigo. Seria justo você ser impedido de ir ao shopping porque extremistas religiosos acham que não se deve gastar dinheiro com o que não seja pão?



É extremamente difícil conviver com a diferença. "Por que ele ganha 45 salários mínimos e eu estou catando papelão na rua?". Absolutamente tudo é questão de ponto de vista. O presidente Lula sufocar descaradamente a classe média para favorecer aos ricos e oferecer ópio aos pobres para garantir futuras eleições não me parece simples como plantar abóbora para colher abóbora.



O que mais importa deixar claro é que o importante é viver da melhor maneira possível diante da forma como as circunstâncias se apresentam na vida sem se importar se é justo ou não. Eu mesmo tenho que aprender a lição, mas como eu sou muito cabeça dura irei demorar muito tempo pra conseguir. Talvez eu nunca consiga pelo simples fato de não me conformar com determinadas coisas. O que ainda me faz respirar em paz é que eu sei que na vida não existe avaliação de justiça sobre pouca coisa.

Nenhum comentário: